Vamos começar refletindo sobre a frase: Um leitor não nasce, ele se faz.
Acho que aí já podemos ter uma ideia da tamanha a responsabilidade dos pais e educadores nesse processo.
Seja bebê ou criança, eles aprendem por imitação e estímulo. Isso é fato, então como formar bons leitores? Simples! Lendo para eles e com eles .
Não é necessário esperar que a criança aprenda a ler para começar a explorar os livros infantis. Desde a gravidez a mãe já pode contar histórias para sua criança!
Quando bem pequenos o adulto pode ler a história e deixar que o bebê faça o manuseio do livro como quiser. Lembrando que no mercado existem vários tipos de livros para bebês feitos de plástico ou pano.
Já um pouco maior, o adulto pode pedir que a criança conte para ele a história apenas interpretando as imagens ou repetindo as partes que lembrar da história já contada. Nessa fase, quando a criança ainda não sabe ler, os livros com grandes ilustrações ajudam muito a desenvolver a interpretação e vocabulário dos pequenos.
Quando começam a ler, o ritmo e compreensão são bem lentos. Por isso os livros com textos curtos ajudam a criança a entender o que leu e se sentir mais segura. Se a história for muito grande, vale o adulto ler uma página e a criança ler outra.
E claro, quando a criança já está em um nível alfabético de leitura os adultos devem pedir a ela que conte a história. Nessa fase é muito importante ter paciência para esperar a criança ler cada palavra sem terminá-las por ela. Mesmo devagar essa conquista deve ser valorizada.
Ler deve sempre ser um prazer!
Vamos ler para uma criança hoje?
Nos conte os livros que seu filho mais gosta!
Em breve postarei dicas de livros infantis.
Vamos viajar no Mundo Da Leitura?
Até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário