No universo infantil um dos momentos mais prazerosos para as crianças é a brincadeira. Mas o que existe de proveitoso por trás desse momento? É importante o brincar na vida e no desenvolvimento da criança?
Vamos refletir...
Quando brinca a criança aprende e muito! É nesse momento onde ela interage com objetos e outras pessoas, que ela manifesta seus sentimentos, experimenta viver outros papéis e repete a sua visão de mundo.
Assim ela está desenvolvendo sua identidade e autonomia no meio social, durante a brincadeira ela ainda exerce capacidades como atenção, imaginação, memória e imitação.
No momento das brincadeiras a criança amadurece, e é uma oportunidade para ela experimentar comportamentos que em situações cotidianas não aconteceria por medo de errar ou punição. Durante a brincadeira ela é motivada pelo prazer resultando assim a espontaneidade das suas ações.
Existem alguns tipos de brincadeiras. Todos são igualmente importantes e devem ser inseridos na rotina da criança para que possam contribuir para seu desenvolvimento.
JOGOS DE FAZ-DE-CONTA São aqueles de representação e elaboração de papéis como: médico, motorista, bailarina; brincadeiras de escolinha ou de casinha quando a criança pode assumir diversos papéis; brincadeiras de teatro, mímica, fantoches.
JOGOS DE CONSTRUÇÃO Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados como blocos de encaixe ou sucatas e criam novos conceitos como prédio, carro, castelo, floresta.
JOGOS DE REGRAS São aquelas brincadeiras que combinam aspectos de movimento corporal, sensações e aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré-estabelecidas, exemplo: jogo de futebol, dama, pega-pega, queimada, quebra cabeça.
Durante todas as fases da vida da criança a brincadeira deve estar presente. Estimule sempre seus filhos e/ou seus alunos a brincarem! Ajude-o a brincar! Brinquem com eles sempre! E também deixem que eles brinquem sozinhos e criem a própria brincadeira.
Escreva nos comentários abaixo quais as brincadeiras preferidas de sua criança!
Até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário