O dia a dia de uma criança é recheado de tarefas, não é mesmo? Hora de almoçar, de ir para escola, de tomar banho, de brincar, dentre outros. Por isso a rotina é muito importante na vida das crianças.
O tempo é algo bem complexo para elas entenderem. Criança não tem a consciência exata de minutos ou horas. Por isso a rotina faz com que a criança saiba quais tarefas irá realizar e qual será a ordem. Assim ela se organiza internamente pois sabe qual será a próxima atividade. Ela pode prever suas ações e até já planejar o que irá realizar.
Os benefícios de seguir uma rotina pode ser deixar a criança segura, organizada, responsável e menos ansiosa. Sem contar que assim ela poderá desenvolver a sua autonomia.
Ter uma rotina clara, não significa ter uma rotina enrijecida. Caso uma tarefa pré combinada não seja realizada converse com sua criança. Exponha a justificativa e mostre a criança que a rotina auxilia seu dia a dia, mas que imprevistos podem modificá-la e adaptá-la. O planejamento de atividades deve ser sempre flexível.
O planejamento ajuda também a vida dos adultos, pois é possível mapear tudo que é preciso realizar com os pequenos e se organizar para garantir que a execução dessas atividades.
Desde quando se é um bebê essa organização de tempo é muito importante. A rotina organiza, direciona e equilibra tanto a vida dos filhos como a dos pais.
Vale a pena alertar a criança quando uma atividade está acabando, assim evita ter uma quebra na ação que ela está realizando. Exemplo: avisar que daqui a pouco está na hora do almoço. Assim a criança finaliza sua brincadeira e vai almoçar sem o sentimento de que o almoço faz acabar sua brincadeira ou coisa assim.
Outra dica muito valiosa é deixar essa rotina escrita e com desenhos fixada em um lugar visível para que criança e adulto possam facilmente identificar.
Segue abaixo um exemplo de rotina, para uma criança já em idade escolar. Clique para abrir a imagem mais visível.
Agora é hora de colocar a mão na massa! Deixe seu depoimento sobre esse assunto.
Até breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário