Papel e lápis colorido: a combinação perfeita!!!
Um tarefa que as crianças fazem com prazer é desenhar. Chegam a ficar horas e horas...Nesse momento elas criam, apagam, pegam outro papel, inventam histórias, conversam e até brincam com seus desenhos.
Para elas pode ser somente uma agradável brincadeira, mas nós sabemos que elas estão evoluindo e aprendendo muito assim.
Mesmo que você não identifique o que ela desenhou, como por exemplo: um grande rabisco ela afirmar que seja um cachorro; elogie seu desenho!!!
Assim como a escrita, o desenho também se evolui em etapas. E para que ela passe pelas etapas com confiança e auto estima elevada o papel do adulto é muito importante.
Acredite que sua criança é capaz e dê asas a imaginação junto com ela. O incentivo dos adultos muito contribuem para que ela evolua gradualmente.
Utilizando uma linguagem mais simples, as fases do desenho infantil segundo o escritor Jean Piaget são:
0 a 3 anos: nessa fase da garatuja, a criança tem prazer em passar o lápis no papel, e também fora dele como na mesa e na parede. A figura humana é inexistente e a cor tem um papel secundário. Primeiramente realiza movimentos amplos, riscos desordenados que depois ficam circulares. Pode até cobrir seu próprio rabisco mais de uma vez.
3 e 4 anos: seus desenhos já tem a intenção de representar alguma coisa, e possui a consciência dos limites do papel. Seus desenho de figura humana possui pernas, braços e cabeça. Utiliza as cores porém ainda sem relação com a realidade.
4 a 6 anos: a figura humana possui detalhes como vestimenta, cabelo, pés e mão. Já consegue representar os desenhos mais comuns como casinha, flores, sol, animais, etc. A criança procura utilizar as cores de acordo com a realidade.Utilizam uma linha base para começar seus desenhos.
7 e 8 anos: o realismo marca essa etapa. Abandona-se a linha base e a criança já consegue desenhar com perspectiva e inúmeros detalhes.
Coloque na sua rotina de brincadeiras com as crianças o desenho. Você sabe como? É muito fácil:
- peça para a criança desenhar livremente (tema a escolha dela),
- peça para a criança desenhar livremente (tema a escolha dela),
- utilize sempre materiais diversos (lápis, pincel, canetinha, tinta...)
- conte uma história e peça para a criança desenhar o que mais gostou,
- utilize imagens para a criança tentar desenhar parecido, como: um vaso de flor, uma imagem na revista, uma fotografia,
- ao chegar de um passeio peça para que a criança desenhe o que mais gostou de fazer,
- sugira temas para desenho da criança, como: o que você quer ganhar de presente no Natal, desenhe seu cachorro ou a sua família.
E também desenhe para sua criança. Os adultos não tem o hábito de desenhar!!! As crianças também precisam ser incentivadas pelo exemplo. Pense nisso...
Deixe seu comentário abaixo... Até mais pessoal...
Saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário