Um dos momentos mais marcantes no desenvolvimento infantil é quando a criança começa a falar. É uma grande festa para os pais quando a criança começa dizer suas primeiras sílabas. Mas para que o bebê possa continuar se desenvolvendo, o adulto deve estimulá-lo conversando sempre com ele.
De acordo com a fonoaudióloga Ana Maria Hernandez o adulto deve falar com a criança sempre dentro de um contexto e fazer gestos (como apontar para o objeto) podem favorecer o aprendizado, pois é uma maneira do adulto apresentar o mundo para a acriança.
Vamos ver o que se deve fazer para ajudar desse desenvolvimento:
- Narre o seu redor: conte para o bebê o que você está fazendo com ele, onde vocês estão (seja qual o cômodo da casa ou lugares externos), vá narrando suas ações, nomeie os objetos e pessoas, faça isso em todos os lugares que estiverem.
- Cante bastante: além de conversar, cantar também é essencial. Releia os benefícios de cantar com as crianças: >RELEIA AQUI<
- Entonação: fique atenta ao tom da voz pois a entonação da voz pode expressar dor, tristeza, alegria. Isso ajuda a criança a começar a distinguir algumas emoções.
- Leia histórias e poesias: atenção ao ler para a criança, o adulto deve inserir emoção, se ler mecanicamente não estará passando prazer e alegria nessa ação. Releia o texto que explora a literatura infantil: >RELEIA AQUI<
- Utilize sinônimos: ao nomear a mesma coisa de várias maneiras você estará ampliando o vocabulário de sua criança.
- Aprendendo com o outro: criança que convive com outras crianças aprende também pela convivência, ela observa e repete o comportamento do outro e assim vai ampliando suas habilidades.
E o que NÃO se deve fazer?
- Não repita a palavra errada: diga para a criança a palavra correta sem reforçar a palavra errada. Assim ela vai assimilar melhor.
- Não substitua palavras: ao substituir palavras certas por palavras que não existem como "tetê" "bibi" "tatá", a criança terá que aprender duas vezes. Falando errado os pais podem confundir a cabeça da criança.
- Não interrompa a criança: se a criança está demorando para concluir uma frase ou palavra não termine a palavra para ela nem a interrompa. Essa ação só faz gerar uma ansiedade ainda maior na criança, ela quer terminar o que está falando e precisa de tempo e paciência. Por volta dos três anos, o pensamento atropela as palavras sendo comum chamada de "fase da gagueira". Espere a criança concluir sua fala, caso contrário ela ficará acostumada que alguém termine suas falas.
- Não permita a linguagem gestual: é comum as crianças apontarem ao invés de dizer o que querem. Os adultos devem estimular a criança a dizer o que quer sempre.
- Não faça piada com a palavra errada que a criança disser: pode ser engraçado e até bonitinho, mas a criança deve ser sentir segura ao falar e aprender o jeito certo das palavras. Ao dar um enfoque negativo às palavras erradas que a criança disser, a mensagem que se passa é que a criança não é capaz de falar corretamente.
Segue abaixo uma tabela muito interessante sobre o desenvolvimento da fala e audição das crianças.
(A imagem foi retirada da Internet sem possuir referências de fonte ou autor.)
Essa tabela é somente uma referência, podendo variar um pouco de criança para criança. Mas lembramos que qualquer dúvida maior, os pais devem procurar um profissional da fonoaudiologia para realizar testes e conversar com o médico quanto ao desenvolvimento da fala e audição de seus filhos.
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Até mais...
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parabéns
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