Hoje o Mundo Kids está com uma dica de livro muito legal! Já refletimos sobre a importância da literatura na vida das crianças através do post: Benefícios da leitura para crianças e bebês. >Releia Aqui< . Agora aproveite as dicas a seguir!
Capa do livro:
Sobre o livro: O livro já ganha as crianças pela capa. O desenho feito com lápis e giz aproxima muito das produções das crianças. Isso já favorece uma identificação.
O autor fala da "luzinha invisível" que todos nós temos no peito. Ela acende quando fazemos coisas boas e se apaga quando fazemos coisas ruins. Ele dá exemplos de situações para mantermos nossa luz sempre acesa. E assim nos sentirmos felizes.
Tio Gaspa usa essa linguagem infantil para abordar a auto estima e a verbalização de sentimentos, valores e emoções. Através dessa histórias os pais podem conversar com seus filhos sobre os diversos sentimentos que sentimos, alguns bons e outros nem tão bons assim.
Sugestões de perguntas para discutir com as crianças:
-Quando a sua "luzinha" está acesa em casa? E na escola? E com os amigos? E na rua?
-Em quais momentos você sente que sua "luzinha" apaga?
- Você fica alegre quando?
- De que você tem medo?
- Qual sentimento você está sentindo bem agora?
- Converse com a criança sobre o que é, o que podemos fazer ou não podemos fazer quando sentimos cada sentimento abordado no livro (medo, coragem, frustração, raiva, egoísmo, generosidade, compaixão, amor, inveja, solidão, rejeição).
Indicações de abordagem por idades:
até 5 anos: o adulto deve ler a história e comentar com as crianças sobre as emoções e os sentimentos. Como identificá-los é uma boa opção de conversa com a criança.
6 e 7 anos: a criança já pode ler algumas frases do livro e o adulto a ajuda na interpretação do texto. Nessa faixa etária a criança já consegue refletir sobre as emoções e reconhecer o que é certo/errado nas reações.
à partir de 8 anos: a criança pode ler o livro sozinha, mas a participação do adulto ao interpretar o texto oralmente com ela é fundamental. Deve-se questionar com a criança sobre o que ela pensa e o que sente. Ela já consegue verbalizar as emoções e tem consciência de suas atitudes.
Espero que tenham gostado dessa dica. Deixe nos comentários sua opinião sobre esse livro.
Não deixe de se cadastrar e seguir o blog.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos!
Até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário