ERA UMA VEZ... Os contos clássicos começam como um convite para mergulhar na história não é mesmo? Antes de começarmos nossa discussão, você pode reler sobre qual "A importância de contar histórias para as crianças e bebês" no link: > AQUI <.
O mundo está sempre em transformação e atualização, sendo modificado a cada momento. Você já parou para pensar que os Contos Clássicos continuam a encantar as crianças como antigamente? Essas histórias são muito valorizadas em diferentes países e mesmo com o passar do tempo, elas estão sempre atuais!
Os Contos Clássicos tem muitas características em comuns. Vamos refletir sobre o papel dessas histórias no desenvolvimento infantil:
- A estrutura dessas histórias evidenciam o conflito básico entre o bem e o mal. Essa dualidade faz parte da vida do ser humano. A criança percebe nos personagens suas atitudes e sentimentos, se identifica ou não, despertando a reflexão sobre os valores.
- Os Contos Clássicos ajudam a criança perceber melhor os seus sentimentos negativos como a frustração, o abandono e o medo. Nessas histórias os sentimentos negativos são representados pelos personagens "maus" como o lobo e a bruxa. Quando a criança deseja que esses personagens morram é uma maneira de tentar acabar com esses sentimentos negativos. Não é uma violência, mas sim o símbolo de transformação desses sentimentos. Uma maneira corajosa da criança de enfrentar os problemas que também são reais.
- Estimula a fantasia através dos seres encantados como os objetos e os animais que falam, esses elementos estão muito presentes no imaginário infantil.
As histórias geralmente possuem na sua estrutura: o começo, um conflito e a solução desse conflito. Para conseguir resolver essas situações conflitantes, é através da fantasia que as emoções e os sentimentos se transformam em personagens nos contos.
Muito mais do que distrair ou passar o tempo com a criança, os Contos Clássicos devem ser bastante explorados. É através deles que as crianças podem se desenvolver e crescer internamente. Enquanto se diverte, a criança entende melhor os seus sentimentos e pode externizar e compreender o que sente.
Valorize os Contos Clássicos, conte diversas vezes as histórias e deixe a criança fazer o reconto.
Se você gostou desse texto, compartilhe!
Até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário