quinta-feira, 25 de junho de 2015

Quebra Cabeça serve para crianças pequenas?

A resposta é SIM! Brincar é a base da Educação Infantil, quando se brinca a criança aprende e desenvolve inúmeras habilidades. Já discutimos esse tema tão relevante, você pode reler o texto sobre a importância do brincar >Clique Aqui<.

Seja você adulto ou criança, quem não gosta de brincar de quebra cabeça? Quando se começa a montar, surge um sentimento intrigante de desafio que só acaba quando o quebra cabeça é finalmente montado. 

Atrás dessa desafiante brincadeira existe uma grande importância no desenvolvimento do indivíduo. Para as crianças, o quebra cabeça ajuda no desenvolvimento psicomotor, físico, capacidade de concentração, aspectos neurológicos, noção espacial, lateralidade e percepção visual. 

Diante de tantos benefícios para a criança, você também deve saber escolher o brinquedo apropriado para cada faixa etária. O desafio deve existe, mas não podemos exigir da criança aquilo que ela ainda não consegue fazer ou deixá-la desestimulada por ser fácil demais o jogo.

Veja essas indicações do quebra cabeça por idades:

Até 3 anos:
- A indicação é que os jogos sejam feitos de materiais resistentes, uma vez que a criança ainda é muito pequena. Exemplos de materiais: madeira ou plástico. 
- Importante que sejam bem coloridos para chamar a atenção da criança. As imagens devem ser atrativas, com desenhos de coisas que a criança gosta como animais, seres humanos ou meios de transporte. 
- Quanto maior a peça melhor, mais fácil será a visualização para a criança. 
- Nessa faixa etária o ideal seria jogos de até 4 peças cada imagem.
Entre 4 e  5 anos:
- Já se pode aumentar a quantidade de peças entre 12 e 20 peças. 
- O tamanho das peças já pode ser reduzido para o tamanho tradicional. Nessa faixa etária a criança já pode ser capaz de manusear e identificar as imagens nesse tamanho padrão. 
- Deve continuar sendo de temas de interesse das crianças, nessa idade elas gostam muito de relacionar com seus desenhos favoritos. Isso também é um grande incentivador da brincadeira. 

A partir de 6 anos:
- A criança já será capaz de montar peças com  50 peças ou mais.  
- Essa faixa etária a criança é bastante competitiva, sendo assim gosta de cumprir desafios. E esse é um deles, brinque bastante com elas desse jogo. Marquem o tempo de realização de cada um. Se divirtam. 

O importante é que seja prazeroso e bem aproveitado o tempo da brincadeira. Vale dar dicas e ajudar a criança se ela precisar. Assim também como esperar a hora certa para oferecer ajuda, a criança também gosta de superar desafios sozinha. Deixe-a QUEBRAR A CABEÇA, literalmente. 

Boa diversão... 
Se você gostou dessa dica, compartilhe!
Beijos e até breve. 

Um comentário:

  1. Ótimas dicas. Me ajudou muito na escolha de um quebra-cabeças adequado para determinada idade.

    ResponderExcluir