terça-feira, 28 de abril de 2015

Criança deve ser... Criança!!!



Criança deve ser: criança. Isso pode soar meio óbvio, mas  não é. Nos dias de hoje percebe-se que a infância vai embora cada vez mais cedo. Antecipando o fim da infância as crianças tem certas atitudes comuns do universo adulto, isso gera o fenômeno chamado: adultização de crianças

Adultização de crianças são algumas posturas adultas que levam as crianças a encurtarem sua infância. As meninas cada vez mais cedo usam salto alto, maquiagem, roupas justas demais ou curtas, ficam conectadas 24horas no celular. Os meninos disputam vídeo game até de madrugada, são estimulados por adultos a usarem palavras chulas e incentivam também a práticas sexuais cada vez mais cedo. 

As mídias também reforçam essa "criança adulta" ao utilizarem crianças ao invés de adultos para fazer propaganda de seus produtos. Desta maneira fica ainda mais banal e rotineiro ver as crianças tendo ações de adultos. 

As consequências dessas atitudes são extremamente graves, podendo ter reflexos por toda vida do indivíduo. É na infância que se forma o caráter, a personalidade e valores. Ao ter seus relógios biológicos adiantados as crianças podem se tornar adultos infantilizados por ter pulado etapas de seu crescimento e desenvolvimento. 

Outro fator que agrava essa situação é a agenda cheia de compromissos como aula de inglês, natação, batel / judô, músicas as crianças assumem responsabilidades demais e não tem tempo nem de brincar! Isso é muito sério.

Acredito que criança deve ser criança! Ter tempo sim para brincar do que quiser, para ficar a toa, para ajudar os pais em tarefas rotineiras em casa, para conversar e falar sobre sobre seus pensamentos e sentimentos, inventar histórias, cantar, dançar... Deixar as responsabilidades e atitudes de adultos para quando forem realmente adultos. 

A infância passa muito rápido, ela deve ser saboreada a todo o momento. A criança terá o tempo certo para ser adolescente e finalmente adulto. Antecipar as etapas só faz perder o que há de mais gostoso no hoje e perde a graça quando chega a vez de realmente ter aquelas atitudes. 

E você?! O que acha sobre a adultização das crianças?
Concorda ou discorda com meu ponto de vista?
Deixe sua opinião, ela é muito importante!
Seja um seguidor do Mundo Kids.
Beijos e até mais...


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Como estimular a fala da maneira correta?

 
Um dos momentos mais marcantes no desenvolvimento infantil é quando a criança começa a falar. É uma grande festa para os pais quando  a criança começa dizer suas primeiras sílabas. Mas para que o bebê possa continuar se desenvolvendo, o adulto deve estimulá-lo conversando sempre com ele.

De acordo com a fonoaudióloga Ana Maria Hernandez o adulto deve falar com a criança sempre dentro de um contexto e fazer gestos (como apontar para o objeto) podem favorecer o aprendizado, pois é uma maneira do adulto apresentar o mundo para a acriança.  


Vamos ver o que se deve fazer para ajudar desse desenvolvimento:
Narre o seu redor: conte para o bebê o que você está fazendo com ele, onde vocês estão (seja qual o cômodo da casa ou lugares externos), vá narrando suas ações, nomeie os objetos e pessoas, faça isso em todos os lugares que estiverem.
Cante bastante: além de conversar, cantar também é essencial. Releia os benefícios de cantar com as crianças: >RELEIA AQUI<
- Entonação: fique atenta ao tom da voz pois a entonação da voz pode expressar dor, tristeza, alegria. Isso ajuda a criança a começar a distinguir algumas emoções.
- Leia histórias e poesias: atenção ao ler para a criança, o adulto deve inserir emoção, se ler mecanicamente não estará passando prazer e alegria nessa ação. Releia o texto que explora a literatura infantil:  >RELEIA AQUI<
- Utilize sinônimos: ao nomear a mesma coisa de várias maneiras você estará ampliando o vocabulário de sua criança.
- Aprendendo com o outro: criança que convive com outras crianças aprende também pela convivência, ela observa e repete o comportamento do outro e assim vai ampliando suas habilidades.



E o que NÃO se deve fazer?
- Não repita a palavra errada: diga para a criança a palavra correta sem reforçar a palavra errada. Assim ela vai assimilar melhor.
- Não substitua palavras: ao substituir palavras certas por palavras que não existem como "tetê" "bibi" "tatá", a criança terá que aprender duas vezes. Falando errado os pais podem confundir a cabeça da criança.
- Não interrompa a criança: se a criança está demorando para concluir uma frase ou palavra não termine a palavra para ela nem a interrompa. Essa ação só faz gerar uma ansiedade ainda maior na criança, ela quer terminar o que está falando e precisa de tempo e paciência. Por volta dos três anos, o pensamento atropela as palavras sendo comum chamada de "fase da gagueira". Espere a criança concluir sua fala, caso contrário ela ficará acostumada que alguém termine suas falas. 
- Não permita a linguagem gestual: é comum as crianças apontarem ao invés de dizer o que querem. Os adultos devem estimular a criança a dizer o que quer sempre.
- Não faça piada com a palavra errada que a criança disser: pode ser engraçado e até bonitinho, mas a criança deve ser sentir segura ao falar e aprender o jeito certo das palavras. Ao dar um enfoque negativo às palavras erradas que a criança disser, a mensagem que se passa é que a criança não é capaz de falar corretamente. 


Segue abaixo uma tabela muito interessante sobre o desenvolvimento da fala e audição das crianças. 
(A imagem foi retirada da Internet sem possuir referências de fonte ou autor.) 


Essa tabela é somente uma referência, podendo variar um pouco de criança para criança. Mas lembramos que qualquer dúvida maior, os pais devem procurar um profissional da fonoaudiologia para realizar testes e conversar com o médico quanto ao desenvolvimento da fala e audição de seus filhos. 

Clique no link para seguir o blog! É bem fácil...
Fique de olho no Mundo Kids, sempre tem um texto bem novinho para você ler!!!
Até mais... 


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dica de livro #1


Hoje o Mundo Kids está com uma dica de livro muito legal! Já refletimos sobre a importância da literatura na vida das crianças através do post: Benefícios da leitura para crianças e bebês>Releia Aqui< . Agora aproveite as dicas a seguir!

Capa do livro:



Sobre o livro: O livro já ganha as crianças pela capa. O desenho feito com lápis e giz aproxima muito das produções das crianças. Isso já favorece uma identificação.  
O autor fala da "luzinha invisível" que todos nós temos no peito. Ela acende quando fazemos coisas boas e se apaga quando fazemos coisas ruins. Ele dá exemplos de situações para mantermos nossa luz sempre acesa. E assim nos sentirmos felizes. 
Tio Gaspa usa essa linguagem infantil para abordar a auto estima e a verbalização de sentimentos, valores e emoções. Através dessa histórias os pais podem conversar com seus filhos sobre os diversos sentimentos que sentimos, alguns bons e outros nem tão bons assim. 

Sugestões de perguntas para discutir com as crianças:
-Quando a sua "luzinha" está acesa em casa? E na escola? E com os amigos? E na rua?
-Em quais momentos você sente que sua "luzinha" apaga?
- Você fica alegre quando?
- De que você tem medo?
- Qual sentimento você está sentindo bem agora?
- Converse com a criança sobre o que é, o que podemos fazer  ou não podemos fazer quando sentimos cada sentimento abordado no livro (medo, coragem, frustração, raiva, egoísmo, generosidade, compaixão, amor, inveja, solidão, rejeição).

Indicações de abordagem por idades: 
até 5 anos: o adulto deve ler a história e comentar com as crianças sobre as emoções e os sentimentos. Como identificá-los é uma boa opção de conversa com a criança. 

6 e 7 anos: a criança já pode ler algumas frases do livro e o adulto a ajuda na interpretação do texto. Nessa faixa etária a criança já consegue refletir sobre as emoções e reconhecer o que é certo/errado nas reações.

à partir de 8 anos:  a criança pode ler o livro sozinha, mas a participação do adulto ao interpretar o texto oralmente com ela é fundamental. Deve-se questionar com a criança sobre o que ela pensa e o que sente. Ela já consegue verbalizar as emoções e tem consciência de suas atitudes. 


Espero que tenham gostado dessa dica. Deixe nos comentários sua opinião sobre esse livro. 
Não deixe de se cadastrar e seguir o blog.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos!
Até mais...

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Massinha de modelar, a alegria das crianças!

Seu filho gosta de brincar com massinha de modelar?  Saiba que por trás dessa brincadeira divertida tem muito aprendizado!!!!!

Veja algumas das habilidades que são trabalhadas nessa brincadeira, onde a criança:
- aguça os sentidos como o tato e olfato;
-trabalha as cores primárias e secundárias, quantidades e noção espacial;
-descobre novas formas e combinações;
percebe diferentes texturas;
-desenvolve a coordenação motora fina e a expressão artística; 
- cria histórias, se comunica, imagina, formula hipóteses e aprimora suas criações;
-pratica jogos simbólicos onde a massinha se transforma em  objetos como carro, bolo, boneca, etc.

E assim a criançada solta a criatividade!

Existem algumas formas diferentes de brincar com a massa de modelar. São elas:
Manipulação livre: deixar a criança brincar livremente, sem dar nenhuma recomendação sobre o que manipular,
Manipulação com objetos: seja moldes de plástico ou palito de picolé  a criança utiliza esses meios para moldar a massinha e pode comparar tamanhos, quantidades, cores...
Modelagem dirigida: quando o adulto propõe um tema relevante, como as pessoas da família, determinado animal, letras do alfabeto...


Sabendo disso, estimule sua criança ao brincar com a massinha. Que tal fazer massinha de modelagem em casa!!!
Anote os ingredientes:
>4 xícaras de farinha de trigo,
>1 xícara de sal
>1 colher de sopa de óleo
>1 xícara e meia de água 
>Suco em pó de cor vibrante 

Modo de preparo:
Numa bacia, coloque todos os ingredientes e vá misturando sem parar. Se for necessário, acrescente mais água.
Quando a massa desgrudar facilmente da mão ela está pronta!

Agora, mãos à massa!
Não deixe de seguir o blog. É só fazer o login...
Deixe nos comentários sua experiência com a massinha de modelar. 
Até mais!





segunda-feira, 13 de abril de 2015

Seu filho come mal??


A alimentação das crianças é um tema muito sério e vai ter um cantinho especial aqui  no Blog Mundo Kids.
Hoje venho trazer uma dica para as mães de um programa de televisão que explora bem esse tema. 
O Programa passa no canal GNT, chama-se: Socorro! Meu filho come mal.


Em cada episódio a nutricionista Gabriela Kapim atende uma família que pede socorro com alguma questão alimentar de uma criança. Ela traça metas e vai fazendo visitas para constatar se há progressos no processo. 


Gabriela Kapim ressalta algumas dicas/metas para as crianças:

-Fazer uma refeição completa em família;
- Comer quatro cotas de vegetais durante o dia;
-Ter e comer alimentos de cinco cores diferentes;
-Experimentar novos alimentos;
-Comer a mesma refeição que a família.  


E  para ajudar os pais a introduzirem novos alimentos de uma maneira diferente, é disponibilizado algumas receitas para dar uma nova cara a esses alimentos. Clique no link: >Receitas<

Canal GNT, horários do programa:
  • SEG 05:30,  08:30
  • QUA 08:30, 19:00, 19:30
  • sex 21:30
  • SÁB 10:30
  • DOM 12:00

Espero que tenha gostado dessa dica!!!!
Beijos e até a próxima...

terça-feira, 7 de abril de 2015

O que são parlendas?

Serra, serra, serrador
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três, quatro!!!

Com certeza você já ouviu essa parlenda. Essas e outras parlendas fazem parte do repertório de brincadeiras infantis. 

Parlendas são textos, versos e rimas com sonoridade e ritmo  que são recitados. Elas podem ser usadas ao embalar uma criança, numa brincadeira ou mesmo para ensinar. Por possuir uma rima simples elas são facilmente aprendidas. 

A maior parte das parlendas são bem antigas e fazem parte do folclore brasileiro. Elas são muito importante para a tradição cultural do Brasil.

Veja abaixo alguns exemplos de parlendas. 






Escreva nos comentários a parlenda que seu filho mais gosta!
Então, vamos brincar?!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Criança pode falar mentira?

Aproveitando a data de hoje: 1° de Abril, vamos debater um tema bem pertinente?  A mentira!
Mais comum do que se imagina, a mentira faz  parte do universo infantil. Seja ela uma "mentirinha" ou uma grande mentira, as crianças se perdem no mundo da imaginação. Elas misturam a falta de verdade  com a fantasia. De acordo com a psicopedagoga Maria Teresa Andion: “A criança pequena não tem a intencionalidade da mentira. Ela não está tentando enganar o outro com suas histórias.”  

É na primeira infância (até 5 anos) que claramente a fantasia se mistura com a realidade. É comum até essa idade ter amigos imaginários, dar respostas sem muita conexão com a realidade e  contar histórias bem fantasiosas.  Mas apesar disso, a mentira deve ser combatida com as crianças pequenas. 

Vale alertar aos pais que punições severas nada contribuem para resolver a situação quando a criança for pega mentindo. Para resolver da melhor maneira, uma boa conversa ajuda e muito! O diálogo é sempre a melhor opção para lidar com as mentiras na infância. Vale ressaltar com a criança que sua atitude foi errada e explicar a ela quais serão as consequências de seu comportamento. Deixe claro que a mentira pode ser perigosa ou prejudicar outras pessoas.

Principalmente após seis anos, a criança já consegue elaborar melhor seu pensamento e ela já busca respostas mais concretas, próximas a realidade. Por isso a mentira deve estar cada vez menos presente em sua conduta.  

É bem comum a criança usar a mentira para se proteger, tentando evitar uma punição por algo que ela fez. Uma conversa, sem brigas, agressividade ou raiva ajuda a criança a se sentir segura, confiante e ela se abre melhor com o adulto, sem medos. Nesse caso um castigo nem sempre ajuda. A criança precisa perceber que o que ela fez foi errado. Caso contrário ela terá a percepção de que terá que elaborar melhor sua mentira da próxima vez. 

E para finalizar, sempre bom lembrar que os adultos são espelhos para as crianças. Um bom exemplo vale mais que mil "broncas". Os adultos devem sempre evitar mentir para seu filho, ou mentir perto de seu filho.  Mesmo que seja só uma "mentirinha", poderá passar  para a criança a ideia que se for para se proteger vale mentir um pouquinho. 

Enfim, bem-vindo ABRIL!
E até mais...