Criança deve ser: criança. Isso pode soar meio óbvio, mas não é. Nos dias de hoje percebe-se que a infância vai embora cada vez mais cedo. Antecipando o fim da infância as crianças tem certas atitudes comuns do universo adulto, isso gera o fenômeno chamado: adultização de crianças.
Adultização de crianças são algumas posturas adultas que levam as crianças a encurtarem sua infância. As meninas cada vez mais cedo usam salto alto, maquiagem, roupas justas demais ou curtas, ficam conectadas 24horas no celular. Os meninos disputam vídeo game até de madrugada, são estimulados por adultos a usarem palavras chulas e incentivam também a práticas sexuais cada vez mais cedo.
As mídias também reforçam essa "criança adulta" ao utilizarem crianças ao invés de adultos para fazer propaganda de seus produtos. Desta maneira fica ainda mais banal e rotineiro ver as crianças tendo ações de adultos.
As consequências dessas atitudes são extremamente graves, podendo ter reflexos por toda vida do indivíduo. É na infância que se forma o caráter, a personalidade e valores. Ao ter seus relógios biológicos adiantados as crianças podem se tornar adultos infantilizados por ter pulado etapas de seu crescimento e desenvolvimento.
Outro fator que agrava essa situação é a agenda cheia de compromissos como aula de inglês, natação, batel / judô, músicas as crianças assumem responsabilidades demais e não tem tempo nem de brincar! Isso é muito sério.
Acredito que criança deve ser criança! Ter tempo sim para brincar do que quiser, para ficar a toa, para ajudar os pais em tarefas rotineiras em casa, para conversar e falar sobre sobre seus pensamentos e sentimentos, inventar histórias, cantar, dançar... Deixar as responsabilidades e atitudes de adultos para quando forem realmente adultos.
A infância passa muito rápido, ela deve ser saboreada a todo o momento. A criança terá o tempo certo para ser adolescente e finalmente adulto. Antecipar as etapas só faz perder o que há de mais gostoso no hoje e perde a graça quando chega a vez de realmente ter aquelas atitudes.
E você?! O que acha sobre a adultização das crianças?
Concorda ou discorda com meu ponto de vista?
Deixe sua opinião, ela é muito importante!
Concorda ou discorda com meu ponto de vista?
Deixe sua opinião, ela é muito importante!
Seja um seguidor do Mundo Kids.
Beijos e até mais...